sexta-feira, 12 de novembro de 2010

E AGORA ALMEIDA?


Com o término das eleições, o foco agora está voltado para as eleições de 2012, com claras articulações acontecendo desde já. A própria saída do PDT do governo do prefeito Cícero Almeida, além de ser conseqüência da posição de Almeida em apoiar o então candidato a reeleição ao governo de Alagoas Téo Vilela, também traz um significado particular, com um olho na prefeitura municipal de Maceió.

Vários lessistas não só dão como certa a candidatura de Lessa à prefeitura de Maceió, como já estão trabalhando para isso. Contudo, uma peça que deveria ser o diferencial em 2012, parece mesmo realizar as mesmas ações coniventes de 2010: O prefeito Cícero Almeida.

Na semana que vem, Almeida terá uma reunião com o “dono” do seu partido, o senador eleito Benedito de Lira do PP. E a conversa parece que acontecerá sob plena franqueza de ambos os lados. Benedito mostrará a Almeida as suas pretensões, que passam pela sua candidatura ao governo de Alagoas em 2014, uma vez que terá apoio incondicional de Vilela e ainda será franco atirador, podendo voltar ao senado caso seja derrotado. Além disso, “de Lira” ainda contará com o apoio de uma forte bancada de deputados federais e estaduais, caso seja concretizado o leque de apoio ao governador de Alagoas para os próximos quatro anos.

Com isso, Almeida terá que desfrutar do sabor amargo de ser mais uma vez escanteado, porém de forma ainda pior, pois estará sem mandato e sem grupo político! Assim, sem mandato e sem encabeçar nenhum grupo político, restará a Almeida a candidatura à câmara federal. Só que terá que enfrentar mais um enorme problema: João Lyra!

Portanto, com o desfecho já claro de como se dará a política em Alagoas nos próximos anos, e com a característica já assídua do atual prefeito de Maceió de não ser líder, aliado às lambanças sempre freqüentes em suas decisões políticas, a pergunta que se faz é a seguinte: e agora Cícero Almeida?

Nenhum comentário: