terça-feira, 2 de novembro de 2010

OS GRANDES DERROTADOS DAS ELEIÇÕES EM ALAGOAS

Passada as eleições, dá-se lugar as análises muitas vezes emotivas do desfecho deste processo eleitoral. Contudo, realizando de fato, uma avaliação do resultado das urnas alagoanas, veremos que muita promiscuidade continua, infelizmente, ainda a acontecer.
O uso exorbitante da máquina pública na campanha, foi uma marca flagrante em uma eleição também recheada por calúnias, compras de votos e mentiras...muitas e assíduas mentiras. Contudo, caro leitor, gostaria de nortear este texto, a fim de mostrar-lhes, ao meu ver, quais são os grandes perdedores destas eleições em Alagoas e o por quê.
O primeiro grande derrotado, aliás, derrotada, foi sem dúvidas Heloísa Helena, candidata ao senado pelo PSOL. Na disputa para o Senado neste ano, Benedito de Lira (PP) não venceu as eleições...foi Heloísa que perdeu!...e perdeu para ela mesma. Perdeu para o seu sectarismo visivelmente freqüente; perdeu para a sua arrogância política evidenciada no trato com os próprios militantes do PSOL; perdeu para o seu egocentrismo ao estar certa da sua vitória em detrimento a qualquer ato minimamente humilde e afetuoso para com os eleitores. Heloísa Helena foi um exemplo claro de como um líder não deve agir.
O segundo grande derrotado foi o candidato ao governo de Alagoas, Fernando Collor de Mello. A sua derrota deixou claro que o seu prestígio político está cada vez mais em declínio. O seu discurso já velho e enfadonho e sem o menor cunho atrativo, transformou o ex-presidente em um personagem jurássico e sem a simpatia de sempre. A sua vontade em voltar ao cenário nacional realizando uma grande gestão em Alagoas, foi finalizada ainda no primeiro turno. E o que é pior, terá que enfrentar em 2014 na eleição para o senado, o governador eleito Teotônio Vilela e toda a sua máquina financeira subsidiada pelos próprios alagoanos.
O terceiro derrotado foi o atual prefeito de Maceió Cícero Almeida. O prefeito apoiou a reeleição do Governador Téo Vilela, mas não conseguiu fazer com que o seu candidato vencesse em Maceió. Esse acontecimento evidencia um fato no mínimo interessante: Está muito bem avaliado na prefeitura de Maceió, era cotadíssimo a ser o candidato ao governo de Alagoas, mas não possui uma mínima liderança política, ao ponto de ser absolutamente escanteado nas eleições deste ano. E o pior, não vai indicar o seu sucessor, pois o candidato à prefeitura de Maceió em 2012 do grupo o qual ele apoiou nestas eleições, chama-se Rui Palmeira (PSDB), e tampouco não vai ser candidato ao governo, uma vez que, nos bastidores, já há um pré acordo com o Bendeito de Lira, que seria, este sim, o candidato ao governo apoiado pelo palácio de vidro dos Martírios. E para completar, chegaria em 2014 sem mandato, o que lhe dificultaria qualquer desiderato, no campo majoritário no pleito eleitoral deste ano.
Pois é... em uma eleição, sobretudo igual a que assistimos, há alguns vencedores e inúmeros perdedores. Inúmeros em quantidade igual ao número de alagoanos, que infelizmente terão que continuar a viver em um Estado miserável, com uma economia pífia, com personagens políticos indiciados e sem a mínima perspectiva de mudança.

Nenhum comentário: