quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Pré-fabricado agiliza o mercado da cosntrução civil em Alagoas



Os pré-fabricados são como um enorme brinquedo de montar. A vantagem é que esse tipo de construção é três vezes mais rápido que o sistema convencional. Na construção pré-fabricada, os pilares e vigas, por exemplo, chegam prontos à obra. Já o terreno está sempre limpo e livre. De acordo Luiz Hypolito, gerente da obra de uma futura indústria petroquímica, à primeira vista, o pré-fabricado é mais caro do que a construção convencional.
Mas, são as vantagens indiretas que fazem a diferença.
- Apesar de custar mais caro, os ganhos são lá na frente, pois entrego a obra antes. Desta forma, o meu cliente, que tem todo o material estocado em armazéns alugados, vai trazer antes e deixar de ter o custo de aluguel.
Em poucos minutos, uma viga de sete toneladas é montada. O guindaste levanta a enorme peça e o montador, lá em cima, faz o encaixe. Toda a estrutura de concreto é feita longe da construção, na empresa de João Leonardi e Carlos Gennari. Eles já entregaram mais de 1.800 construções pré-fabricadas. Neste tipo de trabalho, o planejamento é essencial.
- Para se ter uma idéia, 50% do tempo, do momento da assinatura do contrato até a conclusão da obra, se refere a planejamento – revela Carlos.
Os pilares e as vigas são concretados em fôrmas, de acordo com o projeto do cliente. Uma amostra é testada antes de sair da fábrica. Segundo os empresários, o mercado já percebeu a facilidade da construção pré-fabricada.
- O pré-fabricado é uma tendência incontestável. A cada ano, temos um crescimento médio de 22% – garante Carlos.
O presidente da Associação da Construção Industrializada, Paulo Cordeiro, dá uma dica para as pequenas empresas: o melhor é fornecer serviços e materiais para médios e grandes fabricantes.
- As empresas precisam investir em projeto, em equipamentos do tipo fôrmas, central dosadora e gruas para a instalação fabril dela.


Nenhum comentário: